quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"Meninas boazinhas vão para o céu, as más vão à luta"

 'Meninas Boazinhas Vão para o Céu, as Más Vão à Luta', é um livro que fala do poder feminino. Como a mulher pode enfrentar seus medos, principalmente quando resolve 'não ir para o céu'. Escrito em linguagem acessível e divertida, o livro baseia-se em estudos comportamentais e depoimentos emocionados de mulheres. Com muito humor, a psicóloga Ute Ehrhardt aponta sintomas diversos da longa história de submissão feminina, aí incluindo a inabilidade masculina frente aos afazeres domésticos e a dificuldade feminina diante de situações ditas masculinas - trocar velas do carro, por exemplo. A partir dos depoimentos, surgem várias perguntas. Derrubando tabus do tipo 'mulheres independentes são solitárias' ou levantando questões típicas do universo feminino, como o freqüente 'tudo bem' na hora em que o marido não consegue administrar filhos e tarefas domésticas, Ute Ehrhardt radiografa o modelo familiar dos anos 90 e nos revela um retrato multifacetado da mulher moderna.

Este livro me foi indicado pela Psicóloga Dra. Sandra Tarriconi, no início de meu tratamento. Muitos dos pesquisadores afirmam que o câncer está relacionado não só ao fator genético, mas também  com o modo de vida que levamos atualmente. Com o corre corre do dia a dia, nossa alimentação fica longe de ser a ideal, mal temos tempo pra pensarmos em nós mesmas. A super preocupação com a família, pois estamos sempre querendo protegê-la com todas as nossas garras, um relacionamento que as vezes fica abalado até por motívos fúteis, sem importância alguma, uma decepção amorosa, uma mágoa que ficou guardada e não compartilhamos com alguém. Com medo de colocar pra fora nossa raiva, nossa dor, nossas decepções enfim, tudo isso vai se acumulando e um dia nosso corpo responde por nós. Eu mesma crio uma espécie de "bloqueio" das minhas raivas com medo de ferir alguém.
 Me sinto frágil, desamparada e a vezes incapaz de dirigir minha vida.. Ao me julgar fraca, dependente e com a necessidade de proteção, meus medos se sobressaem. Então, na verdade, Meninas Boazinhas vão pro Céu,( mais cedo)! As más são as que vão a luta, gritam, extravasam de alguma forma e nunca  adoecem.
Eu teria que aprender a dizer Não pra muitas coisas, mas na maioria das vezes o Não vai magoar, e isso pra mim é o fim e então eu me tornaria uma menina má!
Meninas más  não duvidam de si mesmas,  não se deixam maltratar por aqueles que parecem ser bonzinhos. Na dúvida, separam-se dos outros, mas nunca de si mesmas!  Preciso mudar!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário