segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"O diagnóstico precoce é muito importante"

A fita rosa é usada para representar apoio a luta conta o câncer de mama e promover sua conscientização

Ficheiro:Pink ribbon.svg

Como prevenção, abaixo alguns Fatores de Risco e Proteção do Câncer de Mama

Idade: O Câncer de Mama é mais comum entre as mulheres acima de cinquenta anos. Quanto maior a idade, maior a chance de ter este câncer. Mulheres com vinte anos, raramente tem este tipo de câncer.

Exposição Excessiva à hormônios: Terapia de reposição hormonal (hormônios usados para combater os sintomas da menopausa) que contenham os hormônios femininos estrogênio e progesterona, aumentam o risco do câncer de mama. Não tomar ou parar de tomar estes hormônios é uma decisão que a mulher deve tomar junto a seu médico, pesando os riscos e benefícios desta medicação.

Anticoncepcional oral (pílula) tomado por muitos anos, também pode aumentar este risco.

Retirar os ovários cirurgicamente diminue o risco de desenvolver o câncer de mama, pois diminue a produção do estrogênio (menopausa cirúrgica).

Algmas medicações "bloqueiam" a ação dos estrogênio e são usadas em mulheres que tem um risco muito aumentado de desenvolver este tipo de câncer. Usar esta medicação (tamoxifen), é uma tomada junto com o médico avaliando os riscos e benefícios desta medicação.

Faz parte do tratamento de algumas doenças, irradiar a região do tórax. Antigamente, muitas doenças benígnas se tratavam com irradiação, Hoje este procedimento é praticamente restrito ao tratamento de tumores. Pessoas que precisam irradiar a região do tórax ou das mamas, tem um maior risco de desenvolver um câncer de mama.

Dieta: Ingerir bebida alcoólica em excesso, está associado a um discreto aumento de desenvolver câncer de mama. A associação com bebida de alcool é proporcional ao que se ingere, ou seja, quanto mais de bebe, maior o risco de ter este câncer. Se beber portanto, tomar menos que uma dose por dia.
Mulheres obesas têm mais chance de desenvolver câncer de mama,principalmente quando este aumento de peso se dá após a menopausa ou após os 60 anos.
Seguir uma dieta saudável, rica em alimentos de origem vegetal com frutas, verduras e legumes e pobre em gordura animal pode diminuir o risco de ter este tipo de câncer. Apesar dos estudos não serem completamente conclusivos sobre este fator de proteção, aderir a um estilo de vida saudável, que inclui este tipo de alimentação, diminui o risco de muitos cânceres, inclusive o câncer de mama.

Exercício Físico: Exercício físico normalmente diminui a quantidade de hormônio feminino circulante. Como este tipo de tumor está associado a esse hormônio, fazer exercício regularmente diminui o risco de ter câncer de mama, principalmente em mulheres que fazem exercício regular quando jovens.

História Ginecológica: - Não ter filhos ou engravidar pela primeira vez tarde ( após os 35 anos) é fator de risco para o câncer de mama;
- Menstruar muito cedo (com 11 anos, ou antes) ou parar de menstruar muito tarde expõe a mulher mais tempo aos hormônios femininos e por isso aumenta o risco deste câncer;
- Amamentar, principalmente por um tempo longo, um ano ou mais somado todos os períodos de amamentação, pode diminuir o risco de câncer de mama.

História Familiar: - Mulheres que tem parentes de primeiro grau, mães, irmãs ou filhas, com câncer de mama, principalmente se elas tiverem este câncer antes da menopausa, são grupo de risco para desenvolver este câncer;
- Apesar de raro, homens também podem ter câncer de mama e ter um parente de primeiro grau, como o pai com este diagnóstico,  também eleva o risco familiar para o câncer de mama;
- Pessoas deste grupo de risco devem se aconselhar com o médico para definir a necessidade de fazer exames para identificar genes que possam estar presentes nestas famílias. Se detectado um maior risco genético, o médico pode propor algumas medidas para diminuir estes riscos. Algumas medidas podem ser bem radicais ou ter efeitos colaterais importantes. Retirar as mamas e tomar Tamoxifen são exemplos destas medidas. A indicaçõ destes procedimentos e a discussão dos prós e contras é individual e deve ser tomada junto com um médico muito experiente nestes casos.

Alterações nas Mamas: - Ter tido um câncer de mama prévio é um dos maiores fatores de risco para este tipo de câncer. Manter-se dentro do peso ideal, fazer exercício físico, seguir corretamente as recomendações do seu médico e fazer os exames de revisão anuais são medidas importantes para diminuir a volta do tumor ou ter um segundo tumor de mama;
- Ter feito biópsias mesmo que para condições benígnas está associado a um maior risco de ter câncer de mama.
- Mamas densas na mamografia está associado a um maior risco para este tumor.  é muito importante que a mamografia seja feita em um serviço qualificado e que o exame seja comparado com exames anteriores.

Informações retiradas do Site  

Um comentário:

  1. Esse alerta feito aos homens (eles não são imunes ao câncer de mama) é de grande valia. Acredito que, em pleno século XXI, ainda tem muito homem e mulher, também, que não sabem disso.
    VALEU A DICA!

    ResponderExcluir