sábado, 24 de setembro de 2011

"Um toque pode salvar sua vida"



Outubro é o mês mundial de conscientização sobre Câncer de Mama, um dos tipos de câncer que matam mais mulheres no mundo todo, mas muitas já enfrentaram esta doença e venceram, como sempre, elas vencem grandes batalhas ao longo da vida. Um toque pela vida será durante o mês de outubro, é para lembrar todas a mulheres que façam o auto-exame de mama e também façam uma consulta com um ginecologista, um toque que pode salvar, este câncer tem cura.
Homens lembrem suas esposas, namoradas, mãe, amigas, sobre a importância do auto-exame de mama e a consulta com um médico.

O câncer de mama
Ainda é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e permanece sendo o primeiro entre as mulheres. No Brasil, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Tem cura em 95% dos casos que forem diagnosticados precocemente.
Mas é importante saber que existem vários tipos de câncer e, uma vez detectado, outros exames são essenciais para garantir que o tratamento seja eficaz.
O que mais dificulta o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. A maioria dos casos de câncer de mama, no Brasil, é diagnosticada em estágios avançados (III e IV), diminuindo as chances de sobrevida das pacientes e comprometendo os resultados

O auto-exame

Todo mês, sete dias a partir do primeiro dia da menstruação, é o momento de você mesma fazer esse exame. Se estiver na menopausa, marque um dia fixo para todos os meses.
Siga estas orientações:
  • De pé, em frente ao espelho, coloque o braço atrás da cabeça e toque as mamas com a ponta dos dedos, desde o mamilo até a axila.
  • Verifique se há dor ou se existem em seus seios caroços, nódulos, inchaços, mudanças de coloração ou, ainda, líquidos nos mamilos.
  • Depois, deite-se na cama, com o braço atrás da cabeça, e repita o mesmo processo.
Caso você perceba qualquer alteração, mínima que seja, ou tenha alguma dúvida, procure o mastologista ou seu ginecologista, um posto de saúde ou um ambulatório.

O auto-exame das mamas não deve substituir o exame clínico

O exame clínico deve ser realizado por profissional de saúde treinado para essa atividade. Entretanto, o exame das mamas pela própria mulher ajuda no conhecimento do corpo e deve estar contemplado nas ações de educação para a saúde.


Informações do Site: http://www.plugbr.net/

Um comentário:

  1. Obrigada por nos lembrar, Sarita,uma atitude tão simples e importante, mas que a gente acaba esquecendo...

    ResponderExcluir