segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sintomas do Câncer de Mama

O câncer de mama normalmente não dói. A mulher pode sentir um nódulo (ou caroço) que anteriormente ela não sentia. Isso deve fazê-la procurar o seu médico. O médico vai palpar as mamas, as axilas e a região do pescoço e clavículas e se sentir um nódulo na mama, pedirá uma mamografia.

A mulher também pode notar uma deformidade nas suas mamas, ou as mamas podem estar assimétricas. Ou ainda pode notar uma retração na pele ou um líquido sanguinolento saindo pelo mamilo. Nos casos mais adiantados pode aparecer uma "ferida" (ulceração) na pele com odor muito desagradável.

No caso de carcinoma inflamatório a mama pode aumentar rapidamente de volume, ficando quente e avermelhada.

Na maioria dos casos, a mulher é a responsável pela primeira suspeita de um câncer. É fundamental que ela conheça as suas mamas e saiba quando alguma coisa anormal está acontecendo. As mamas se modificam ao longo do ciclo menstrual e ao longo da vida. Porém, alterações agudas e sintomas como os relacionados acima  devem fazer a mulher procurar o seu médico rapidamente. Só ele pode dizer se estas alterações podem ou  não ser um câncer.

Informações retiradas do site: http://www.abcdasaude.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário