segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Primeira Mastectomia

A cirurgia foi marcada para 31 de outubro de 2002. A mastectomia radical com esvaziamento das axilas foi inevitável. Foi colocado o expansor e o Port Cart (catéter colocado no tórax para tomar as próximas quimioterapias que viriam pela frente). importante dizer que este port cart tem que ser eparinizado a cada 23 dias para se evitar um possível entupimento, pois ele deverá permanecer conosco ainda, por no mínimo 2 anos após as sessões de químios, procedimento este feito pelas enfermeiras da área de oncologia.
A cirurgia foi um sucesso, fiquei internada por três dias e, já em casa, mal conseguia me olhar no espelho, um pedaço de mim se foi, eu não conseguia pensar que era o câncer que tinha ido e que seria pro meu bem aquela mutilação.  Agora , a sensação era de que eu havia sido atropelada por um mercedes.  Devido ao esvaziamento das axilas, sentia dores muito fortes. Estas dores permaneceram ainda por muito tempo.
Impossível mensurar a dor que sentimos, ela pode ser dor física, psicológica, mas não temos como definí-la.

Após alguns dias da cirurgia, tive rejeição ao expansor e tive que novamente, às pressas, passar por outra cirurgia pra sua retirada. Fiquei decepcionada, pois tinha a esperança de logo fazer a reconstrução e com essa rejeição, isto não seria possível tão cedo.
Então passei a usar sutiã com prótese de silicone, uma forma de me sentir um pouco melhor com minha aparência.  Voltei às sessões de quimioterapias, e após mais seis sessões com Taxol, Dra Martha me encaminhou pra Radioterapia. Foram trinta dias indo ao Hospital para tomar as radiações.
Os efeitos colaterais da radioterapia variam muito de paciente para paciente. Eu mesma, não sentia nada, apenas o local ficou com uma manha escura que pouco tempo depois  voltou ao normal.

Depois das radioterapias, voltei novamente com a Dra. Martha e mediante aos exames solicitados por ela, eu estava praticamente curada e passei então a fazer a hormonioterapia, ou seja, tomei por cinco anos o tamoxifeno, um anti-hormonios. Ele inibe a produção dos hormônios progesterona e estrogênio responsáveis pelo crescimento desordenado das células cancerígenas.
Bom, este foi o tratamento para casos como o meu, claro que o tratamento varia dependendo de cada situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário